terça-feira, 11 de abril de 2017

Diário de Bordo, 10/04/2017.

Na aula de hoje, tivemos a exibição do filme "Snowden" - Herói ou Traidor (inclusive, um subtítulo bem instigante, exclusivo aqui pro Brasil). E como o próprio subtítulo sugere, nós ficamos a todo momento nos questionando sobre as reais intenções do personagem principal. O filme gira em torno da história de Edward Snowden, ex-agente da NSA (Agência Nacional de Segurança) e da CIA (Agência Central de Inteligência) e de como ele vazou informações confidenciais sobre os EUA.
Snowden ao viver nesse mundo tão secreto, começou a questionar a ética por trás de todo aquele trabalho. De fato, é um filme pra se refletir sobre como a cibercultura consegue ser tão presente nas nossas vidas, de forma simples e secreta, onde não poderíamos nunca imaginar que estávamos sendo vigiados a todo momento e que essas informações podem ser usadas contra nós a qualquer instante.
Resta a nós escolher o nosso lado, tal como Snowden. Heróis de uma vida subserviente ou traidores que renunciam a sua própria privacidade?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário